As pessoas se deparam com uma situação após abrir o processo de sinistro, geralmente no seguro de automóvel, que é quando os danos ao veículo segurado ou terceiro atinge 75% do seu valor de tabela.
A famosa PT ou Perda Total.
Você também tem dúvida se o correto é Perda Total ou Perca Total?
Perca é uma conjugação verbal do verbo “perder”, ou seja, você pode utilizar na primeira e terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo. Exemplos:
1ª Pessoa “Caso eu perca esta chance jamais terei outra”.
3ª Pessoa “Nunca perca dinheiro!”
Ambas estão relacionadas com o verbo “perder”.
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Perda é um substantivo que significa se privar (desapossar, excluir) de alguém ou de algo que se tinha. Portanto, no caso de uma Perda Total significa que o seu veículo não tem condições de ser reparado, você será indenizado de acordo com as condições da sua apólice e o bem ficará de posse da seguradora.
Exemplos:
Isso é perda de tempo.
Sinto muito pela perda do seu tio.
Deu PT? Então deu Perda Total
Enfim, quando ouvir a expressão PT seja para seguros ou quando alguém passar do ponto com a bebida significa que deu Perda Total, do veículo no caso do seguro do carro, e dos sentidos/controle no caso da bebida.
Sinistro é o nome utilizado no mercado de seguros e também em algumas outras áreas para o evento que possui cobertura em contrato.
No caso de um seguro de automóvel, o sinistro é qualquer acidente que envolva o automóvel segurado, de forma involuntária. O segurado deve acionar a seguradora para cobrir as despesas previstas na apólice de acordo com as cláusulas contratadas.
O que é Sinistro?
Há dois tipos de acontecimentos, o perda parcial e a perda total. A indenização por perda parcial ocorre quando o veículo sinistrado é passível de consertos e então é levado para reparos na oficina.
Já a indenização por perda total é constatada quando após a vistoria realizada pela oficina indicar que o valor do prejuízo é maior ou igual à 75% do valor de mercado do veículo.
O que é sinistro de perda parcial?
Após a abertura do processo de sinistro e a constatação da perda parcial através do laudo realizado pela oficina, o veículo segurado deverá permanecer na oficina indicada para a reparação dos danos parciais.
No caso de perda parcial sempre é aplicada a cobrança da franquia de acordo com o valor contratado na apólice do seguro.
O pagamento da franquia pode ser negociado diretamente com a oficina. O restante do prejuízo será totalmente de responsabilidade da seguradora sem que o segurado tenha que se preocupar com isso.
Caso a oficina seja referenciada pela companhia, a mesma deve garantir a qualidade do serviço prestado. Após a conclusão dos reparos a oficina ou o corretor de seguros que acompanha o processo poderá comunicar o segurado para a retirada do veículo reparado.
O que é sinistro de perda total?
Quando os danos ao veículo segurado atingir ou for superior a 75% do valor do veículo, a seguradora deve arcar com o prejuízo integral do carro, afinal, o carro sinistrado foi configurado como perda total.
Neste tipo de sinistro o segurado irá receber o valor determinado ou o percentual contratado na apólice de seguro do veículo sinistrado.
Processo de Acionamento do Seguro Auto
Independente da forma de acionar (perda parcial ou perda total) o seguro do seu veículo, o processo pode parecer um processo complexo, mas entender os passos corretos pode tornar tudo mais simples e ágil.
Aqui está um guia passo a passo para ajudá-lo a navegar por esse processo com confiança.
Passo a Passo para Acionar o Seguro em Caso de Sinistro
- Verifique a Segurança: Antes de qualquer coisa, certifique-se de que você e todos os envolvidos no incidente estão seguros. Em casos de acidentes graves, priorize o atendimento médico imediato.
- Comunique o Sinistro à Seguradora: Entre em contato com sua seguradora o quanto antes para informar sobre o sinistro. A maioria das seguradoras oferecem atendimento 24 horas por telefone, aplicativos ou sites. Tenha em mãos o número da apólice e detalhes do ocorrido. Se você for cliente da Stoica Seguros priorize o atendimento através do nosso WhatsApp, pois lhe daremos todo o suporte necessário.
- Registro do Ocorrência: Para casos de roubo, furto ou acidentes com terceiros, é essencial registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima ou online. Esse documento é crucial para o processo de acionamento do seguro.
- Documentação Necessária: Prepare a documentação necessária, que geralmente inclui:
- Cópia da CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
- Cópia do documento do veículo;
- Boletim de Ocorrência (BO);
- Número da apólice de seguro;
- Relatório detalhado do sinistro, incluindo data, hora, local e descrição do ocorrido.
- Avaliação dos Danos: A seguradora irá agendar uma vistoria para avaliar os danos ao veículo. É importante que você não inicie qualquer reparo antes dessa avaliação, pois pode afetar o processo de indenização.
- Acompanhamento do Processo: Após a avaliação, a seguradora informará os próximos passos, seja para reparação do veículo em caso de perda parcial ou indenização em caso de perda total. Mantenha-se em contato com a seguradora para acompanhar o andamento do seu caso.
Lembrando que, em caso de dúvidas durante qualquer etapa do processo, não hesite em entrar em contato conosco.
Um atendimento personalizado e de qualidade, como o oferecido pela Stoica Seguros, pode fazer toda a diferença na sua experiência durante esse momento desafiador.
Esperamos te ajudar com estas informações e se ficou alguma dúvida deixe o seu comentário para que possamos te ajudar.
Marisa diz
Um acidente de carro quando aciona os airbags é perda total?
Stoica Seguros diz
Olá Marisa,
Não necessariamente, depende do prejuízo avaliado na vistoria após a abertura do sinistro. O airbag pode ser acionado devido ao impacto da colisão e o prejuízo ser apenas de perda parcial, ou seja, abaixo de 75% do valor do veículo, entendeu?
Te ajudamos em algo mais?